quinta-feira, 19 de março de 2009

Opinião Pública


Ela é temida e bajulada pelos poderosos. Governos, instituições, países, todos se rendem à sua força e a cortejam. Empresas foram criadas para tentar manejá-la, outras tantas para acompanhar os seus humores e oscilações e assim se formaram os grandes grupos mundiais de comunicação.

Poucos entenderam quando ela representa os consumidores ou os cidadãos, pois são as mesmas pessoas em momentos diferentes de estímulo emocional. Procuraram identificar aqueles que os institutos de pesquisas americanos chamaram de opinion leaders, ou opinion makers, aqueles que, gozando de grande credibilidade, influenciariam os outros, criando correntes favoráveis ou desfavoráveis a alguma coisa, idéia, produto, partido ou pessoa.

Ela é a opinião pública, estudada desde Platão mas que continua complexa e difícil de influenciar ou conduzir. Muitos pensam que a Mídia a constrói, mas a História conta como muitas campanhas orquestradas para conduzir a opinião pública foram tentativas vãs que obtiveram resultado contrário ao desejado.

Ela antecipa as grandes mudanças que ainda vão ocorrer numa sociedade ou mesmo em uma nação. Para que algo aconteça, é necessário que ela aprove e por isso é tão estudada, perquirida, acompanhada de perto.

Os políticos mais poderosos são sempre aqueles que desenvolveram a intuição de perceber suas tendências e aprenderam a com ela dialogar.

Nenhum comentário: