terça-feira, 17 de março de 2009

Ladrões


Três ventanistas em plena atividade foram presos esta semana. Um em Santa Tereza, outro no Leblon e um terceiro em Piratininga. Depois de escalarem a parede, entraram pela janela para furtar. O de Piratininga, cansado, resolveu se estender um pouco e foi encontrado dormindo no sofá. A seu lado, o que havia reunido para roubar: um televisor, um aparelho de DVD, uma bicicleta, algumas roupas e um cortador de grama.

Esse tipo de ladrão que entra pela janela – ventana – está ficando fora de moda, pois a facilidade de ter uma arma e a violência implantada na cultura das grandes cidades institucionalizou o assalto brutal e homicida. É mais fácil, dá menos trabalho tomar a bolsa das mulheres no sinal de trânsito, armado com um revólver, do que escalar uma parede.

Não existem mais nem os ladrões pobres que roubavam galinhas, nem os artistas batedores de carteira que investiam tempo em treinar os dedos para que ficassem sensíveis, leves e ligeiros.

Um comentário:

heliojesuino disse...

Pois é, já não se fazem mais ladrões como antigamente. Saudades de Menegueti, 7 dedos, Mme Satã e tantos outros, gente vocacionada para o crime e a transgressão, inadaptados a um convívio social digamos assim, ortodoxo, mas que, no exercício de suas atividades, respeitavam regras básicas de civilidade e não saíam barbarizando suas vítimas.

Coisas do tempo que Dodô jogava no Andaraí e os bondes, cheios de pernas, rodavam em cima dos trilhos ...