terça-feira, 3 de março de 2009

Calor do verão


É o principal assunto a iniciar as conversas, esta semana no Rio de Janeiro. Antes mesmo da saudação, do bom-dia ou, mais ainda, do boa-tarde, vem a exclamação “que calor!” A cara das pessoas na rua não deixa lugar para a dúvida. Está fazendo mesmo muito calor, a temperatura não baixou dos trinta graus nos últimos dias e tem andado na direção dos 40, a marca tradicional da cidade no seu típico verão.

Os serviços de meteorologia informam que uma massa tropical estacionada sobre a região Sudeste impede a entrada das frentes frias e o carioca se sente em dúvidas. Gostaria que chovesse como no Sul do país, onde as tempestades realizam grandes estragos, ou continuar sob esta canícula senegalesca? Talvez seja melhor deixar como está, pois afinal de contas está dando praia.

A previsão dos próximos dias é de mais calor, embora não se possa confiar muito, pois o hemisfério Sul é traiçoeiro e as condições climáticas mudam sem aviso prévio. Pode ser que chova, mas é bom lembrar da força avassaladora das águas de março fechando o verão.

Nenhum comentário: