segunda-feira, 16 de março de 2009

Melhor idade


Os mecanismos de marketing, que andam sempre na busca de novos segmentos de consumo, inventaram a tola expressão melhor idade. Nos países ricos, pesquisas passaram a medir o poder de compra dos velhos para incorporá-los ao mercado, desenvolver produtos adequados a suas necessidades e explorar seu potencial de consumo. No Brasil, o governo criou empréstimos dedutíveis da folha de pagamento dos aposentados e muitos estão hoje atolados em dívidas que não podem pagar.

Descortina-se um projeto de logro e exploração. A criação de slogans publicitários tem o objetivo de levar os velhos a acreditarem que se encontram mesmo na melhor idade e, por isso, devem comprar mais e usar seu pouco dinheiro para adquirir mercadorias de valor conspícuo.

Glamurizar a velhice, tentar convencer os velhos de que eles se encontram na melhor idade é uma mistificação cruel.

Um comentário:

Hugo Caldas disse...

O bom da melhor idade é que a gente adquire uma invisibilidade maravilhosa. Ninguém, pela ruas, nos chega com esses panfletinhos sacais sobre liquidações de lojas ou venda de apartamentos. Eles acham que nós velhotes não temos dinheiro. Será?
Abraço. Hugo