quarta-feira, 18 de março de 2009

Como fazer um filme ruim


Junte um elenco de atores famosos como Juliette Binoche, John Torturro e Nick Nolte; escreva uma história sem pé nem cabeça mas que tenha conexões com a realidade, como o ataque às Torres Gêmeas; misture com espionagem, incesto e subliteratura e aí você fará um filme como Quelques jours en septembre, no Brasil Segredos de Estado, uma produção francesa dirigida pelo argentino Santiago Amigorena. Foi talvez o pior filme produzido no ano de 2006, quando estreou.

O assassino psicopata da CIA vivido por Torturro recita poemas de Homero enquanto degola suas vítimas. Binoche não sabe o que fazer e passa o tempo olhando de um lado para o outro exibindo expressões que nada têm a ver com a cena que representa. Seu olhar, que é miope, põe a câmera fora de foco durante grande parte das sequências, num recurso primário que o diretor argentino deve ter julgado de grande criatividade. Dois jovens irmãos, interpretados por Sarah Forestier e Tom Riley, atores perdidos em seus personagens indefinidos, brindam a platéia com um incesto sem culpa. Nick Nolte, numa ponta, salva-se do desastre geral.

É um filme pretensioso, lento, confuso, um emaranhado de citações gratuitas. Santiago Amigorena escreveu o roteiro e, não contente com o resultado medíocre, dirigiu o filme.

Nenhum comentário: