terça-feira, 10 de março de 2009

É a guerra


Ontem, prometi falar de bebidas pesadas, mas hoje resolvi falar de refrigerantes e da guerra que travam entre si, no mercado americano, duas marcas de sabor cítrico. Uma, chamada Mountain Dew, pertence à Pepsi e a outra, com o nome de Vault, à Coca Cola. Mountain Dew tem 80% do segmento do sabor cítrico e Vault apenas 4% e porisso a Coca resolveu partir para o confronto: de agora até julho, quem comprar o refrigerante da Pepsi ganha um cupom que vale, gratuitamente, uma garrafa da marca da Coca Cola.

A Coca Cola, acostumada a liderar o mercado, não se conforma em levar uma goleada da sua arqui-rival e garante que a situação vai mudar quando os consumidores americanos, pressionados pela crise, provarem da sua marca sem precisar pagar nem um centavo. Frank Cooper, um executivo da Pepsi, diz que sua empresa está tranquila, pois quando o consumidor provar Vault, vai notar que Mountain Dew é melhor.

A Pepsi toma um gole da própria receita, pois foi ela que, nos anos 80, lançou uma campanha com o tema O desafio Pepsi, que promovia nas ruas testes de sabor comparando o seu com o da Coca Cola e dizia que, em todos os testes, saía ganhando.

Agora, é esperar para ver. Esse tipo de promoção, muito agressiva e direta, não é permitido no Brasil, porque cita sem subterfúgios o nome do concorrente. Somos um povo que se julga muito cordial, incapaz de falar mal dos outros.

Nenhum comentário: