sexta-feira, 6 de março de 2009

Mutações


Cada época da história humana tem seu jeito de ser. Com seus costumes próprios, sua moral, a moda do momento, a mentalidade vigente. Vai se alterando a forma de pensar, de olhar o outro, e o próprio comportamento individual sofre grandes mudanças. Quem nasceu em 1900 viveu num outro mundo quando atingiu a maturidade nos anos 50. Passou a infância com bondes puxados a burro e, adulto, viajava em aviões e se locomovia em rápidos automóveis.

Muda também a forma de pensar e a maneira de conviver. Quanta diferença entre como pensava, no Ocidente, o homem medieval e como pensa hoje quem vive no nosso século. Frisei no Ocidente porque a humanidade não evolui de forma homogênea e existem, ainda hoje, sociedades que se encontram em plena Idade Média, a exemplo de alguns países árabes. Outras que ainda não sairam da pré-história, como é o caso de algumas tribos indígenas insuladas.

Penso que essas contradições não significam que as pessoas sejam mais ou menos infelizes, em cada um dos estágios da evolução social. Mas a diferença da mentalidade vigente em cada época é muito grande. As características do pensamento moral de cada século provavelmente levaria em direção à loucura um homem do século XIX que, de súbito, se visse em pleno século XXI.

Nenhum comentário: