sábado, 13 de dezembro de 2008

Rabada com agrião

Hoje, sábado, é dia de comer bem. Embora eu esteja me preparando para fazer uma feijoada na casa de um amigo, para ele e outros amigos, deixo aqui uma receita de rabada com agrião. Se você estiver em boa disposição, vá ao açougue e depois para a cozinha. O investimento em trabalho rende altos dividendos em prazer.

A receita está calculada para oito pessoas

Ingredientes: 2 rabadas grandes; 2 limões; 1 garrafa de vinho branco seco; 1 quilo de tomates grandes e maduros, sem peles nem sementes; 2 cebolas grandes; 2 dentes de alho; 2 folhas de louro; 1 colher de café de tomilho; 150 gramas de toucinho defumado magro; 1 colher de chá de caldo de pimenta, 2 colheres de sopa de óleo; farinha de mandioca crua que baste; 6 molhos grandes de agrião; sal e pimenta.

Antes de tudo, limpe a rabada já cortada pelos nós, de modo a retirar qualquer vestígio de sebo ou gordura. Depois lave em água com o caldo dos limões. Faça uma vinha d’alhos misturando o vinho com 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado, 1 folha de louro, o tomilho, sal e pimenta.

Deixe a rabada de molho nessa vinha d’alhos por 4 horas. Frite o toucinho picado no óleo. Misture com 1 cebola batidinha e com 1 dente de alho amassado e espere alourar.

Refogue a rabada escorrida até que comece a frigir e tostar. Misture com os tomates amassados e molhe com a vinha d’alhos coada.

Deixe ferver por dois minutos, abaixe o fogo, junte 2 copos de água quente, tampe e deixe cozinhando em fogo brando, acrescentando mais água na medida do necessário.

Escume de vez em quando, para retirar o excesso de gordura. A rabada deve ficar com bastante caldo. Quando estiver quase no ponto, misture com o agrião limpo e grosseiramente picado. Prove o sal e tempere com o caldo de pimenta.

Retire quase todo o caldo da rabada para outra panela e vá juntando farinha de mandioca em chuva, sempre mexendo com colher de pau até obter um pirão não muito duro. Bata bem, para que fique fofo e transparente. Despeja a rabada com agrião numa terrina e tampe. Sirva o pirão em separado.


O Pirão de farinha de mesa pode ser substituído por polenta.

3 comentários:

Sueli disse...

Olá, Celso, cheguei aqui através do blog do Bill e fiquei feliz por ter chegado numa hora muito boa. Acoro cozinhar, coleciono receitas e adoro rabada. Nunca imaginei que pudesse ficar boa com agrião. Adivinha se não vou copiar e fazer essa receita ... Depois, com mais calma, lerei os outros posts. Se quiser me visitar, ficarei muito feliz. Um abraço!

Mario Dourado disse...

Celso,
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Sobre a rabada, é um dos meus pratos preferidos. O único problema é que a pessoa mais próxima que eu conheço e que faz uma rabada caprichada é justamente a minha sogra... Vou ver se consigo "vender" a sua receita para a Juci, quem sabe eu mesmo tento fazer uma nesses feriados natalinos. Um abraço, Mario Dourado.

Celso Japiassu disse...

Mario:
Como você viu na receita, é muito facil de fazer. Pode poupar a Juci e fazer você mesmo.
Abraços.