quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Cahors

Ja' escrevi sobre Cahors no meu site. Leia aqui. Desta vez a pequena cidade de 20003 habitantes, capital do Quercy, esta' com grande claridade, frio de 4 graus acompanhado de um belo sol de inverno. Nesta epoca, o termometro costuma acusar temperaturas abaixo de zero. Não sei tambem explicar como eles calcularam que nos ultimos dez anos a população da cidade tenha aumentado de 20 mil para 20 mil e tres habitantes.

Os bares estão cheios, nesta vespera de Natal, e bebe-se uma cerveja estranha. Belga de origem, a Affligen apresenta, em edição especial, uma cerveja de Natal (bière de Nöel) feita com uma mistura de canela e açucar mascavo. Sabor estranho, doce, enjoativo. Mas não se observa nenhuma garrafa de Coca Cola sobre as mesas.

No Le Lamparo, comi uma "tete de veau", prato de resistencia da cozinha tradicional francesa: todos os ingredientes que contem a cabeça de uma vitela - miolos, lingua, orelha, etc. Os espiritos mais sensiveis costumam chamar de abominavel este prato, o que não chega a fazer com que deixe de ser uma bela e deliciosa experiencia.

Continuo a escrever com o - este sim, abominavel - teclado frances, que me impede uma melhor acentuação das palavras.

Nenhum comentário: