domingo, 7 de dezembro de 2008

Aligot

Hoje é domingo e, se você estiver disposto ou disposta a ir para a cozinha, eis aqui uma receita de aligot, que pode acompanhar qualquer prato que você vier a fazer, de preferência carnes.

O Aligot é um prato típico de Auvergne, uma das 26 regiões administrativas da França. Fica bem no centro do pais e sua gastronomia é de pratos fortes e generosos.

Você precisa de 500g de batatas, 100g de creme de leite, 1 dente de alho e 200g de queijo mussarela. Pode ser também 150g de mussarela e 50g de queijo minas meia cura. Sal a gosto. Em Auvergne é usado o queijo Tomme.

Descasque as batatas e o alho. Corte as batatas em pedaços grandes e cozinhe em água fervente e sal junto com o alho até ficarem macias. Enquanto as batatas cozinham, corte o queijo em lascas finas. Retire e descarte o alho, passe as batatas pelo espremedor. Coloque o purê de volta na panela, junte o creme de leite e leve novamente ao fogo até aquecer bem, junte o queijo, batendo energicamente com colher de pau até formar longos fios. Sirva imediatamente.

Os monges de Auvergne, por onde passava um dos vários caminhos de Santiago, faziam aligot com pão, para alimentar os peregrinos. A batata substituiu o pão quando foi levada da América para a Europa após os Descobrimentos.

Bon appetit

5 comentários:

Unknown disse...

Vou fazer o Aligot agorinha mesmo, considerado irmão; meu assistente Janistraquis, que chegou pro almoço, diz que se trata de "um purezinho metido a besta", mas vou experimentar.
Abração do irmão.

Celso Japiassu disse...

Janistraquis como sempre tem razão, irmão. Trata-se de um purê incrementado que arredonda o estômago e alegra as tripas.
Abraço grande.

B. disse...

Oii! Que coisa mais fácil de se fazer! hhahahaushaushaus
Minha mãe ia simplesmente amar me ver fazendo, ela adora quando eu faço comida (geralmente faço só coisasinhas mto faceis, pois não sei fazer nem um arroz descente!).

Ah, olha, eu não gosto de creme de leite....Tbm não gosto mto de queijo, sabe. Nem de alho (isso só como tempero de feijão e frango). Então eu fico só com o purê mesmo! ^^' haushauhs
Bjos!

Nadezhda disse...

Gosto de cozinhar, mas nem sempre se comer o que eu cozinho. Então não arrisco muito!

Lendou sua postagem sobre cotas, é um assunto que eu ainda não tenho uma opinião. Às vezes sou a favor, às vezes sou contra. Depende o lado que estou analizando.

Vim através do Jornal da Lua! ;)

Betty Vernieri disse...

Esse purezinho metido a besta, como disse o Moacir, faço há muito tempo, por intuição, só não sabia o nome. Agora já posso esnobar um pouquinho e servir Aligot... :)

Beijinho