sábado, 31 de janeiro de 2009

O gazpacho de Vergé

Sábado. Com o calor que faz nesses dias, que tal ir para a cozinha e fazer o célebre gazpacho de Roger Vergé?

Vergé é um dos grandes da cozinha francesa. Reinou de 1969 a 2003 no Moulin de Mougins e, ao se aposentar, deixou em seu lugar um jovem chef, Alain Llorca, com a tarefa de manter no alto o nome da pequena cidade de Mougins, perto de Cannes, que deve sua fama ao Moulin de Vergé.

Gazpacho com seus frutos de rio e mar


Ingredientes para quatro pessoas
: 160g de filé de pintado ou surubim (no original, Vergé usa salmao fresco), 160g de filé de robalo ou badejo. Azeite de olivas. Suco de limão coado. Sal. Folhas frescas de cerefólio ou coentro. Doze tomates sem peles e sementes. Pimenta do reino em grãos, a se moer no momento de servir.

Modo de fazer: corte os filés de pintado ou de robalo em tiras de meio centímetro de largura por uns 5 de comprimento. Banhe com o azeite, o suco de limão e o sal. (Podem-se usar outros frutos de rio e mar, como os pitus, os camarões e os lagostins - o importante é que sejam dois e de coloracões diferentes, para a beleza do prato.) Deixe que marinem na mistura por uns 15 minutos. Paralelamente, bata os tomates num liquidificador ate obter um caldo fresco e espumoso, bem homogêneo, aquilo que se conhece por "coulis". Condimente o "colis" apenas com sal, algumas gotas de azeite e de limão, a fim de acentuar o sabor dos tomates frescos. No centro de cada prato, faça um arranjo arredondado com tiras de pintado e robalo. Em volta, despeje a sua porção respectiva do "coulis" de tomates. Enfeite com os verdes do coentro ou do cerefólio. Finalmente, polvilhe com a pimenta do reino.

Nenhum comentário: