quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O cãozinho robot

Os aeroportos estão acima da sua capacidade, em todo o mundo, principalmente nos países da Europa, apesar da crise. São necessários mais investimentos em terminais e pistas para que o tráfego de 1,5 bilhão de passageiros previsto para 2020 seja atendido, os padrões de segurança mantidos e o cáos seja evitado.

Os 29 maiores aeroportos europeus estão saturados. Para ampliação ou construção de novas pistas existem impedimentos geográficos e ambientais, segundo a Eurocontrol, organização belga encarregada da segurança aérea. Serão necessários 100 bilhões de euros, em 10 anos, para enfrentar essa crise. A recomendação feita à indústria é a de construir aviões maiores, com capacidade de transportar mais passageiros, para que se possa aproveitar a infraestrutura existente com menor investimento.

O resultado disso tudo é atraso e cancelamento de vôos, bagagens perdidas e longas esperas.

Acrescente-se a isso o medo de ataques terroristas, com medidas de segurança que quase obrigam cada passageiro a se despir para ser examinado. No aeroporto de Norfolk, na Virginia, quando um passageiro inglês passava pela revista com um cachorro robot, o brinquedo peidou e assustou os oficiais de segurança que pensaram estar diante de uma bomba. O FBI evacuou o aeroporto até finalmente se esclarecer que se tratava do Tekno L1 Robot Puppy, um brinquedinho que imita um cãozinho com a capacidade de dar peidos.

Nenhum comentário: