segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Picasso e Kurosawa

Entre dezenas de outras exposições de grandes mestres, três delas estão dedicadas ao gênio de Picasso, neste frio janeiro de Paris. No Grand Palais,Picasso e os Mestres, com 210 obras emprestadas por coleções do mundo inteiro, públicas e particulares, mostra o desenvolvimento do seu trabalho através do tempo. Suas rupturas com estilos antigos e suas propostas revolucionárias.

Em Picasso/Manet, Le dejeuner sur l’herbe, no Museu d’Orsay, 40 quadros, desenhos, gravuras e maquetes inspirados no famoso quadro de Manet, todos realizados entre 1954 e 1962.

Em Picasso poete, no Museu dos Correios (Musée de la Poste), os poemas que ele escreveu, recriou em litogravuras ou escreveu sobre envelopes.

Outra exposição que vale a visita é a de outro gênio criativo, este do cinema, que é Akira Kurosawa. No Museu de Belas Artes da Cidade de Paris (Petit Palais), estão em exibição até 11 de janeiro os desenhos do mestre japonês, provando que ao lado do grande cineasta conviveu um grande desenhista.

Antes de rodá-los, Kurosawa desenhava cada plano dos seus grandes filmes e com isso deixou um legado de obras que seriam importantes mesmo se não tivessem sido elaboradas com a intenção de apenas orientar as filmagens.

4 comentários:

Moacy Cirne disse...

Rapaz, viva!, viva! Não sabia que voc^we estava com um blogue... Descobri através da nossa querida Sandra. Vou espiar agora mesmo o que você tem publicado por aqui. Um grande abraço.

Celso Japiassu disse...

Fico feliz de vê-lo por aqui, amigo Moacy.
A casa é sua.

Sandra Porteous disse...

Sair do frio das ruas de Paris e entrar numa galeria aquecida para ver e admirar uma exposição com gravuras e quadros de Picasso e Manet! Isso é que é vida! Um abração, Sandra

Celso Japiassu disse...

Não é tão fácil assim, Sandra. A exposição de Picasso no Grand Palais tinha fila com 3 horas de espera...