sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O cozido

O pot au feu é um prato que existe em todas as culturas, em todas as regiões. Trata-se do aproveitamento dos produtos existentes no entorno do homem postos numa panela e cozidos. Existem formas diferentes de pot au feu, dependendo da abundância ou carência de cada região. A feijoada é um pot au feu, como é também o cassoulet, o irish stew e todos os outros pratos que juntam os produtos de uma região numa panela ao fogo.

O nosso tradicional cozido é um deles. E como amanhã é sábado, vai abaixo uma receita de cozido à brasileira, de modo a que você possa comprar ainda hoje o que for necessário para fazê-lo, amanhã mesmo ou no domingo.Lembre-se apenas de que é um prato indicado para muitos convivas, pois é impossível fazê-lo em pequena quantidade. Chame os amigos.

Cozido à brasileira

Ingredientes

1 k de peito de vaca - 3 paios - 1/2 k de linguiça defumada, previamente aferventada e cortada em pedaços grandes - 100 grs. de toucinho defumado – 1 pé de porco – 1 orelha – ½ k de costelinha - 1 pimentão - 2 tomates - 1 cebola - 1 pimenta malagueta - 4 a 6 batatas inglesas - 2 espigas de milho - 4 cenouras raspadas - 1 mandioca - 2 carás - 1 batata doce - 4 bananas - 1/2 abobora moranga - 2 chuchus - repolho - folhas de couve - cebola - ovos.

Modo de Fazer

Tempere muito bem o peito de vaca, aos pedaços grandes, deixe por algum tempo ou de um dia para o outro. Leve ao fogo um caldeirão grande com um pouco de óleo e frite o toucinho defumado, bem picadinho. Acrescente um pimentão em tiras, 2 tomates sem as peles, 1 cebola inteira, primenta do reino, alho e os pedaços de carne. Deixe refogar bem, adicione o paio, a linguiça, o pé, a orelha e a costelinha devidamente dessalgados, algum outro tipo de carne que lhe inspirar apetite e coloque uns 3 litros de água. Deixe ferver até que a carne fique cozida. Prove o sal. Se necessário, retempere. Acrescente uma pimenta malagueta ou mais, se voce for adepto da comida apimentada. Uns 40 minutos antes de servir o prato, retire as carnes do caldeirão e reserve em outra panela, com algumas conchas do caldo. Coloque no caldo que ficou no caldeirão, ainda no fogo: 4 a 6 batatas inglesas, descascadas e inteiras; 2 espigas de milho partidas ao meio, bem tenras; 4 cenourinhas raspadas; pedaços grandes de mandioca; 2 ou 3 carás inteiros.

Deixe ferver até que fiquem bem cozidos. Verifique o caldo, se necessário acrescente mais água. Prove o sal novamente. À parte, cozinhe uma batata-doce grande e algumas bananas (marmelo ou caturra) com a casca. Reserve. Acrescente ao caldo fervendo: pedaços grandes de abóbora moranga; dois chuchus partidos ao meio, sem o miolo; folhas inteiras de repolho; folhas de couve, sem o talo.

Depois de tudo muito bem cozido, arme numa travessa bem grande, dispondo os legumes para um lado e as carnes para o outro. Coloque em cima das carnes cebola crua em rodelas bem finas, rodelas de ovo cozido e azeitonas.Regue com azeite. Sirva bem quente com pirão.

Faca o pirão assim: no caldo em que foram cozidos as carnes e os legumes, adicione, aos pouquinhos, farinha de mandioca até engrossar um pouco. Enquanto joga a farinha, mexa vigorosamente com a colher de pau, para não encaroçar. Não deixe endurecer. Sirva com o cozido e arroz branco, tudo muito bem quentinho.

Nenhum comentário: