quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O marinheiro Popeye



Popeye agora pertence a todos, pelo menos na Europa, onde uma lei da União Européia restringe os direitos autorais a 60 anos depois da morte do autor. O velho marinheiro de punhos largos e poderosos foi criado pelo roteirista e desenhista americano Elsie Crisler Segar, que morreu em 1938. Isto significa que, a partir de agora, qualquer um pode usar a figura de Popeye, seja em histórias em quadrinhos, em camisetas ou projetos de marketing, sem necessitar de autorização.

O King Features Syndicate, filial do antigo império de mídia Hearst, proprietário dos direitos com a garantia da lei americana até 1995, promete lutar com unhas e dentes contra a nova situação nos paises da Europa. Nos Estados Unidos, o copyright, diferente do direito autoral, é protegido por 95 anos a contar da data da criação de um personagem. Popeye nasceu em 1929, o que garante o copyright até 2024.

O forte marujo, capaz de fazer um inimigo voar pelos ares com um soco, é tão popular no mundo quanto o seu patrício Mickey Mouse. Sua marca e sua imagem são responsáveis por negócios da órdem de 1,5 bilhão de dólares, a maior parte correspondente à comercialização de marcas de espinafre.

Popeye foi consagrado com uma estátua em Crystal City, no Texas, conhecida como a capital do espinafre.

Nenhum comentário: