domingo, 25 de janeiro de 2009

Coronel Stauffenberg



Com falta de bons roteiros, apelando para as superproduções ancoradas em estrambólicos efeitos tecnológicos, procurando impressionar com a declaração “baseado em fatos reais” na abertura de filmes medíocres, admira-me que Hollywood não tenha descoberto antes a história de Claus von Stauffenberg. O mais jovem soldado alemão a ser promovido a coronel, veterano da campanha da África, onde perdeu um olho, um braço e dois dedos da outra mão, tentou matar Hitler com uma bomba e foi fuzilado porisso.
Stauffenberg tem todos os ingredientes para ser herói do cinema e seu nome vai ganhar as ruas com o sucesso que vem fazendo Operação Valkiria, dirigido por Bryan Singer e interpretado por Tom Cruise.

Em 2008 foi também produzido e lançado um documentário sobre Von Stauffenberg - Operation Valkyrie: The Stauffenberg Plot to Kill Hitler, dirigido por Jean-Pierre Isbouts, que não chegou ao Brasil. É a consagração, enfim, do jovem e desditoso coronel.

E por falar em cinema e Hollywood, fui ver O curioso caso de Benjamin Button, filme feito para ganhar Oscar, com tudo o que agrada à Academia: cuidadosa produção, história sentimental, grandes efeitos. Tinham me dito que se tratava de uma história de amor. Não é bem assim. Trata-se de um filme sobre a velhice e a morte.

2 comentários:

Bill Falcão disse...

Esse coronel foi - e continua sendo - um dos heróis de minha infância, manoveio! Conheci a história num filme de 1955, se não me engano, preto e branco, feito pelos próprios alemães. O título era "Aconteceu em 20 de Julho", ou junho, sou péssimo pra datas hehehe!!!
Abraços!!

Hurbano Lee disse...

Claus von Stauffenberg,vi o filme e nao conhecia este heroi verdadeiro.
um heroi e um grande ser humano.
um exemplo para as geraçoes actuais e futuras


Hurbano_lee@hotmail.com
Portugal
26.7.2009