segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O velho Charles


O amigo Carlos Cordeiro me envia um filme em que Charles Aznavour canta Hier encore na companhia de duas lindas moças que participavam de um concurso de jovens cantoras. Elas o acompanham e lhe fazem coro na melancólica canção. Veja aqui.

A saudade da juventude costuma atacar os velhos e por isso é interessante e contraditório ver as duas garotas, recém saídas da adolescência, ajudá-lo a entoar a triste canção de um tempo perdido.

A juventude se esgota de maneira fugaz. Ela foi definida por Joseph Conrad, em seu conto Youth, como um instante de força e romance, algo que, enquanto lançamos um olhar ansioso para fora da vida, enquanto esperamos, já passou. Um rápido raio de sol (a flash of sunshine) sobre uma estranha praia, assim ele a descreve.

Aznavour é um artista de grande fôlego. Atuou em mais de 60 filmes e compôs 850 canções. Além do francês, criou muitas em inglês, italiano, espanhol e alemão. Sua voz de tenor muitas vezes é modulada para baixo e ele consegue o tom de um barítono. Por ter apenas 1,60mts., compensou a pequena estatura desenvolvendo uma enorme presença no palco.

Está com 85 anos e sua voz permanece poderosa. Continua a cantar.

Nenhum comentário: