sábado, 14 de fevereiro de 2009

Frango assado com farofa


Para este fim-de-semana, segue uma inspirada receita de frango assado com farofa, prato que se encontra entre as grandes criações da cozinha brasileira.

Ingredientes: 1 frango de cerca de 1 ½ quilo; 1 limão; 1 cebola média; 100 gramas de toucinho defumado; 1 folha de louro; 1 colher de sopa de óleo; 2 ½ colheres de sopa de manteiga; 3 xícaras de chá de farinha de mesa tostadinha; 4 ovos; ½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas; 1 colher de sopa cheia de salsa picada; sal e pimenta.

Limpe o frango, lave e tempere com caldo de limão, sal e pimenta. Escorra e recheie com ½ cebola em rodelas, a folha de louro e metade do toucinho. Cruze as patas e amarre. Dobre as asas para trás e acomode numa assadeira untada com o óleo. Besunte todo o frango com 1 colher de sopa de manteiga. Leve ao forno regular e pré-aquecido por cerca de 45 minutos. Quando começar a frigir, molhe com ½ copo de água quente e vá virando para que toste por igual, sem esquecer de regar o frango com o próprio molho. Pique o restante do toucinho e frite em 1 colher de sopa de manteiga. Misture os torresmos com ½ cebola batidinha e espere alourar. Refogue os miúdos limpos, lavados e picadinhos, até que comecem a frigir. Molhe com um copo de água e cozinhe em fogo brando até que estejam macios e quase sem molho. Prepare os ovos mexidos em ponto mole, em ½ colher de sopa de manteiga. Misture com os miúdos e com a farinha de mesa e mexa bem, em fogo brando. Desmanche o fundo da assadeira com um pouquinho de água e misture o molho à farofa, tornando a mexer bem. Por último, acrescente a salsinha. Corte o frango em pedaços grandes e arrume sobre a farofa.

Nenhum comentário: