quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Claro enigma



Dizem que Hipolito Irigoyen, que foi presidente da Argentina duas vezes (de 1916 a 1922 e de 1928 a 1930), reuniu a família logo depois de ter sido eleito para pedir que todos passassem a economizar e gastar menos porque, dali em diante, ele iria ganhar muito pouco na presidência da República. O salário era muito baixo.

Este episódio me ocorreu depois que li nos jornais que um ex-governador de Minas foi acusado pela ex-mulher de possuir um patrimonio que ela diz ser de R$3 bilhões e que ele próprio afirmou ser bem maior do que isso. Entre centenas de propriedades, é dono do hotel Résidences des Halles, em Paris. Ele era um homem pobre quando entrou na política.

Não conheço nenhum político brasileiro que tenha chegado pobre ao fim de um mandato. Um político ganha bem no Brasil. Como? De que forma? Os salários aqui também são baixos nos cargos públicos mas um mandato de quatro anos é capaz de amealhar uma fortuna que necessita de mais de uma geração para ser acumulada num trabalho empresarial produtivo.

Trata-se de um claro enigma.

Nenhum comentário: