quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Intolerância


Os países europeus de tradição colonial pagam hoje a conta pela exploração que praticaram nos países da África e do Oriente Médio. Das antigas colônias que permanecem atrasadas e pobres e onde a injustiça social é parte do sistema do poder político, uma corrente migratória contínua se dirige para as antigas metrópoles.

França e Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália, sem esquecer até mesmo Portugal, são hoje países invadidos e multi-raciais. Em duas ou três gerações, serão tão mestiços quanto o Brasil.

Uma intensa discussão sobre os imigrantes, seus direitos e sua capacidade de integração cultural cresce na Europa. A classe média – sempre ela – manifesta forte intolerância contra esses estrangeiros negros e asiáticos que vêm em busca de emprego e sobrevivência e fazem filhos em suas filhas.

É sobre essa intolerância que o francês Philippe Lioret fez um bom filme, às vezes demasiadamente sentimental, mas mesmo assim muito bonito – Welcome, Bem-Vindo no título brasileiro. A história de um jovem curdo que veio do Iraque para a França. Impedido de entrar na Inglaterra, onde se encontra sua namorada, ele pretende atravessar a nado o Canal da Mancha.

Um comentário:

Hugo Caldas disse...

Conheço o filme. Belíssimo.
Abraço. Hugo