segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Lapa


O prazer de passear pela Lapa, em suas ruas sombrias de casarões maltratados pelo tempo mas que ainda conservam certa nobreza, leva-nos a pensar como o Rio seria diferente, se a arquitetura original e o desenho da cidade tivessem sido preservados. Teríamos hoje uma cidade-monumento que daria inveja a Roma e a Paris, assentada sobre esta paisagem que até nós, que vivemos nela, não nos cansamos de olhar.

O esplendor do Rio na passagem do século XIX para o século XX tem sua memória ali, na Lapa, principalmente na área que fica depois dos Arcos, seguindo o eixo da velha Mem de Sá. O bairro vem dos anos 1700, já sofreu muitas mudanças, diversas intervenções nem sempre inteligentes mas conseguiu manter o carisma de lugar histórico e boêmio, e hoje começa a receber de volta o seu prestígio.

A ressurreição se dá por conta do clima que sempre caracterizou seu passado, criado pelos bares e botequins, um comercio fora de moda e a presença de gente de vida meio torta na busca da alma que a cidade perdeu.

Um comentário:

Unknown disse...

Graças a você redescobri no Rio de Janeiro o Ladskal.
Obrigado, Alexandre Duarte

alexandreduarte@fau.ufrj.br