sábado, 13 de junho de 2009

Labskaus à Maria Schaade


Era um pequeno restaurante que existiu na Rua Teófilo Otoni, aqui no Rio, e tinha o nome de Ficha. Mas ficou famoso como Labskaus, o prato de resistência da casa. Os donos eram um ex-marujo alemão e sua mulher Maria Schaade, que comandava a cozinha. Ambos já morreram, o restaurante desapareceu mas ficou a receita simples do prato neste soneto do livro 50 Sonetos de Forno e Fogão, que fizemos, Nei Leandro de Castro e eu, há quinze anos.

Ingredientes: 1 quilo de carne de peito defumada.700 gramas de batata.1/2 lata de viandada. 1 cebola. 8 ovos. Pepinos em conservas.

É um prato de marujos europeus,
aventureiros louros que singraram
vastos oceanos, mares tão distantes,
comendo labskaus meses a fio.

Se o leitor perguntar qual a razão
da presença de um prato da Alemanha
num livro de sonetos culinários,
faça o prato e terá boa resposta.

Basta moer a carne e a viandada,
cozinhar as batatas, espremê-las,
cortar uma cebola picadinha

e com colher de pau misturar tudo.
Para cada porção, dois ovos fritos
e pepinos inteiros ao redor.

4 comentários:

Lucinda Pinto disse...

OLA,BOA NOITE POR SURPRESA MINHA LOGO HOJE QUE ACORDEI COM UMA SAUDADE DO MEU PAI BERNARDO O SÓCIO DE DONA MARIA E DEPOIS PASSOU A SER O SÓCIO DO FILHO DELA O GERALDO RESOLVI NAVEGAR E VER SE AINDA TINHA ALGUMA HISTORIA DO RESTAURANTE O 126 FISCHERKLAUSER (CASA DO PEIXE EM ALEMÃO )ENCONTREI SEU BLLOG E FIQUEI FELIZ EM SABER QUE O RESTAURANTE AINDA VIVE NA MEMORIAS DE MUITOS .... SE VOCE PRECISAR EU TENHO FOTOS DA DONA MARIA E DO RESTAURANTE .... ABRAÇOS E MUITO GRADA PELA HOMENAGEM ...
LUCINDA ,FILHA DO BERNADO ....

Antonio Noceti disse...

Eu trabalhava na Lapa, no prédio da ACM e saia para almoçar com alguns colegas e íamos com alguma frequência no Restaurante Ficha. lembro-me de que fazia fila na entrada e o garçom trazia mini-chopes para aguardamos em pé uma mesa. Lugar pequeno mas muito agradável. O Labskaus era de primeira qualidade. Tempo bom que não volta mais. Era feliz e sabia viver. Hoje moro muito distante - Santa Catarina. Muitas saudades.

Antonio Noceti disse...

Prezada Lucinda Pinto, Tenho interesse em conhecer as fotos que possues. Podes enviar para afnbahia@gmail.com. Obrigado e que possas ser mais feliz e ter mais sucesso em sua vida.
Atenciosamente...........Antonio Noceti Bahia

mariobrasil@bol.com.br disse...

Cara Lucinda Pinto, Eu (Mario Brasil e meu amigo Wagner Silva Santos) éramos técnicos da IBM na Bolsa do Rio. O Ricardo Lima que abriu este artigo era nosso estagiário na época. As pessoas gostavam do Labskaus da dona mas eu amava ainda mais quando reservávamos a igual e famosa sobremesa que chamávamos de Lula com Creme (canudo de folha de chocolate com receio de creme de chantili). Espero não ter esquecido nada nas descrições ( acho que tinha uma cereja no creme . Aliás me lembro que o Wagner tirou uma foto linda da Dona Maria em preto e branco que foi colocada na lateral da escada que levava ao piso superior. Fui trabalhar em São Paulo e ao voltar levei minha esposa para conhecer o famoso prato mas, o Ficha não existia mais. Fiquei muito triste pois éramos um grupo formidável em um lugar igual.
Se puder me envie as fotos de todos do bar. Saudades e Beijos à todos.