domingo, 31 de maio de 2009

Garçons


Sempre me impressiona em João Pessoa a qualidade do serviço nos restaurantes locais. Do botequim mais simples ao sofisticado Adega do Alfredo, que faria boa figura em qualquer capital do mundo, os garçons são profissionais e a apresentação dos pratos revela a qualidade da cozinha.

Os garçons são a mais importante peça na engrenagem dos restaurantes do tipo brasileiro, cuja tradição portuguesa é a de proporcionar satisfação ao cliente e deixá-lo sentir-se na condução de todo o processo. É uma escola que se choca com a organização dos restaurantes franceses, que são comandados com rigor pelo chef, cujo estilo determina a qualidade e o rítmo do lugar.

O cliente brasileiro típico procura impor aos restaurantes que frequenta os hábitos de sua própria casa. Um garçon bem treinado saberá delicadamente conduzi-lo ao padrão de um bom restaurante.

2 comentários:

Bill Falcão disse...

Não podiam faltar (várias) visitas aos restaurantes de sua infância, né, manovéio?
E, de quebra, aos novos também, pra fazer uma comparação, certo?
Abraços!

Hugo Caldas disse...

Infelizmente neste país tudo pode acontecer até mesmo com os nossos mais fraternos garçons. Um que eu conhecia no "Rei do Camarão" , no Pina, exímio na sua rotina, deixou o trabalho por haver sido agraciado com uma Bolsa Família. Abrs. Hugo