segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marketing político


O exercício da política é muito semelhante às ações de marketing. Ambos têm como objetivo impressionar grupos sociais, criar opinião pública favorável e vender um produto ou uma idéia. Quanto mais um político se afasta de qualquer projeto verdadeira e honestamente político e mais se aproxima da ambição da riqueza e do poder pelo poder, mais adota os mecanismos de marketing e da publicidade comercial para glamurizar suas campanhas.

Vender um candidato como se fora um produto de supermercado tornou-se a forma das campanhas políticas. Um anúncio de TV promovendo uma candidatura em nada se diferencia de um comercial no tom exagerado e muitas vezes falso de expor as pretensas qualidades do produto que anuncia. A importância da embalagem cresce e não importa o seu conteúdo porque o mais importante é fabricar uma percepção favorável.

O público aprendeu a se defender da propaganda enganosa dos produtos comerciais e se organizou para denunciá-la em associações de defesa de consumidores. Mas ainda não sabe como se proteger da má influência do marketing político, como demonstra a qualidade do que anda comprando em cada eleição.

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