terça-feira, 7 de abril de 2009

Orthorexia


Os diagnósticos divergentes da medicina nos deixam a nós, os pacientes, atônitos e confusos. Parece que são os médicos americanos os mais volúveis em condenar ou absolver alimentos e sintomas, costumes e estilos de vida. O que antes era uma ameaça, de repente passa a ser vital, recomendável para a manutenção da saúde. E citam-se pesquisas e provas que sustentam as radicais afirmações contra ou a favor.

Testemunhamos a condenação do ovo e depois sua absolvição como um dos alimentos mais completos e capazes de ajudar na boa saúde. A carne vermelha passou de essencial para o equilíbrio das proteínas à vilania. A gordura foi durante anos uma ameaça à sobrevivência e passa agora a ser fundamental para o equilíbrio das dietas.

O colesterol, que alguns dizem ser gordura e outros um álcool, acaba de ser retirado do rol das condenações absolutas. Começa a ser visto como importante para a saúde geral.

O terror alimentício chega a tal ponto que o médico americano Steven Bratman, em seu livro Health Food Junkies (“ viciados em comida saudável ”}, diagnostica uma nova doença, que chamou orthorexia, nome tirado das palavras gregas orthós – correto – e oréxis, apetite. Diz ele que a obsessão por comer corretamente é uma enorme ameaça à saúde, pois acaba por privar o organismo de nutrientes indispensáveis, como vitaminas e minerais.

E o paciente morre de inanição.

Um comentário:

heliojesuino disse...

Nem só de pão vive o homem.
Aguardo ansioso a absolvição do cigarro, álcool e vícios correlatos.