sábado, 11 de abril de 2009

La Alhambra

Os nobres cavaleiros Abencerrages foram massacrados dentro do palácio La Alhambra, sob suspeita de traição. Eles negaram ter feito qualquer acordo com os cristãos mas submeteram-se à morte e até hoje simbolizam a honra da nobreza moura da Espanha.

Este é apenas um dos fatos da rica história de Granada, último reino mouro a ser tomado pelos cristãos, completando a unificação do país pelos Reis Católicos.

Boabdil, o último rei mouro de Granada, caiu em prantos ao deixar a cidade e ouviu da sua mãe uma frase que também ficou para sempre: “chora como uma mulher pelo que não soubeste defender como um homem”.

Leio nos jornais que está sendo editado um CD sobre a história de La Alhambra com a tradução dos versos que decoram suas paredes. O palácio é o mais importante monumento a lembrar a presença moura na Península Ibérica. Granada é bem definida por outra frase que por lá circula: “mulher, dá-lhe uma esmola, porque não há nada mais triste do que ser cego em Granada”.

Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Preciso voltar ao seu blogue mais vezes, meu caro... Só agora, por exemplo, descobri a ótima postagem sobre o fast-food.
Um abraço.
E nasceu a neta do Nei, como já deve ser do seu conhecimento.