quinta-feira, 12 de novembro de 2009

This is it


As altas ombreiras, lapelas largas e roupa justa brilhante como a de um toureiro ajudam a compor, junto com extraordinários efeitos cenográficos, o ambiente pop em que Michel Jackson surge e reina como um duende hipercinético. Sua voz fina, muito bem colocada, atinge notas altíssimas, a banda o acompanha nos agudos e os dançarinos em sua volta repetem todos os seus gestos e criam um extraordinário espetáculo visual num palco que parece enorme e que assim mesmo se amplia ao infinito.

This is it
é um musical produzido com o material filmado durante os ensaios do show que iria assinalar, em Londres, a volta de MJ ao palco. O resultado faz a platéia do cinema imaginar: se aquilo tudo era um simples ensaio, o que dizer do espetáculo mesmo, no dia da sua estréia? Kenny Ortega, diretor do show que jamais vai estrear, fez do making of um filme que não será esquecido.

Michel Jackson foi um pop-star com uma grande intuição dos efeitos que uma cena poderia provocar na plateia. Penso que até sua transformação física ao longo dos anos atendia à busca de expressividade e à construção de uma bela figura de si mesmo a ser apresentada nos seus espetáculos. Talvez Spike Lee tivesse razão quando disse, aqui no Brasil, que ele era o maior artista do mundo.

Nenhum comentário: