quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Comércio na Lapa


Ele vende uma rodela de abacaxi a 0,50 e cada um rende dez rodelas, portanto cada abacaxi representa o valor de R$5,00. Como vende cerca de 50 abacaxis por dia, garante o faturamento diário de R$250, que duplica nos dias de calor, quando os clientes fazem fila.

Este é um dos pequenos negócios que movimentam a Lapa e, à noite, junto com os vendedores de bebida, churrasquinhos, acarajés, empadas e toda sorte de comida abastecem a multidão e fazem a festa do bairro. Sem contar as centenas de bares e botequins caros e baratos que transformaram a Lapa no sucesso de público que é hoje, depois de quase morrer à míngua por décadas.

Esta é a segunda existência desse bairro que foi o centro da boemia do Rio nas décadas de 20, 30 e 40 e que entrou em decadencia, quase morto, para ressurgir das cinzas e virar centro turístico internacional, lugar de paquera jóvem, corredor cultural e grande mercado para empreendedores informais, como o vendedor de rodelas de abacaxi.

5 comentários:

heliojesuino disse...

Caro japiassu
Discordo do 'quase morto'.
Frequentei assiduamente o 'bairro das 4 letras' dos anos sessenta aos oitenta.Varei madrugadas no Capela antigo (antes do bota-abaixo do metrô)esticando de manhã na leiteria Bol. Nos setenta o Vilaverde e um monte de ótimos botecos nas cercanias eram uma festa constante.
Essa zorra de hoje (frequentada pelos meus filhos) não me atrai, ainda que continue em minha agend umas libações vespertinas no Bar Brasil.
Então fica combinado: não houve ressureição nenhuma, apenas e tão somente vida que segue, com seus altos e baixos.

Como as nossas...

grande abraço

Unknown disse...

Concordo, Helio. Para mim, como para você, a Lapa nunca morreu, andei pelos seus botequins nos últimos 40 anos. E ela estava sempre viva. Mas nós eramos como alguém da resistência, para preservá-la, até ser invadida pelos nossos filhos na alegre zorra nturna de hoje em dia. Ficamos nós nas libações vespertinas.
Abraço grande

Celso Japiassu disse...

Helio:

Assino embaixo do comentário de Almir. A propósito, podemos marcar, qualquer dia, um chope no Bar Brasil ou uma cerveja no Bar das Quengas.

heliojesuino disse...

Acho a idéia ótima. Quinta e sexta pra mim são dias melhores.
Ainda não conheço o bar das quengas, seria uma boa oportunidade.
Aguardo o retorno de vocês.

abraços

Celso Japiassu disse...

Esta semana é impossível para mim, quem sabe na sexta da próxima?

Abraços