quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Olhando o povo


Os americanos deram o nome de people watching a este esporte praticado por desocupados de todo tipo, principalmente turistas. Consiste em sentar numa mesa de calçada de um bar numa cidade qualquer e ficar observando as pessoas que passam pela frente. Penso que o primeiro objetivo é beber e, em segundo lugar, observar a diversidade dos tipos humanos.

Não é necessário viajar para longe. Basta sentar no botequim da esquina e ficar olhando quem passa. Aqui em Copacabana existem alguns locais onde se pode praticar esta prazerosa inatividade, como o Real Chope, por exemplo, na esquina de Barata Ribeiro com Paula Freitas. No fim da tarde, há um desfile de gente variada e exótica, bela ou feia, mas na maioria interessante.

Há um ciclista que passa em velocidade, por volta das seis e meia, com um gato agarrado nas costas. O bicho parece bem à vontade, olhando a paisagem dos automóveis em sua volta, apenas crava as unhas nos ombros do dono para não cair. Um outro passeia a pé com um papagaio tranquilo e mudo. E é vária a riqueza humana de Copacabana: velhinhas animadas, vendedores, garotas da praia, profissionais de alguma coisa qualquer, travestis, todo tipo de marginal, pregadores, policiais e mendigos, músicos de rua, prostitutas e almas na procura da salvação.

Nenhum comentário: