quarta-feira, 19 de junho de 2013

O miado do leão


A mídia se vê onipotente, capaz de conduzir as multidões para o destino que ela apontar. Não  se vê como um serviço que distribui um produto necessário, a informação. E como qualquer outro produto, a informação é mais ou menos desejada dependendo da maior ou menor qualidade que possúi e oferece ao seu consumidor.

Quando procura levar o público a adotar sua opinião e agir ou pensar de acordo com seus objetivos políticos ou comerciais, a mídia tem fracassado. Pois o consumidor da informação procura – quase sempre - pensar com a própria cabeça.

A campanha contra a criação da Petrobras, derrotada em meados do século passado pela opinião pública que procurou conduzir, é sempre citada como uma histórica derrota da mídia. Existem outras, como a posição inicialmente adotada em relação às atuais manifestações de rua. Inicialmente agressiva e contrária, a mídia acabou amedrontada e aderiu. E agora pretende dirigir as reivindicações.


A mídia só influencia aqueles que pensam como ela.
Postar um comentário