sábado, 25 de julho de 2009

O labskaus redescoberto

Em frente ao prédio onde funcionou o Ficha de Dona Maria Schaade, na rua Teófilo Otoni, o Faria incorporou a seu cardápio o labskaus, cuja receita original já postei aqui. A apresentação sofreu pequena mudança, com arrumação arredondada e dois ovos estrelados. Mas honra a memória do velho botequim que morreu junto com seus donos, pois a sobrevida que teve nas mãos de Bernardo, o garçon, não foi de muita glória.

Dos cinco à mesa, Nilo foi o único que escolheu um kasseler, os outros pedimos labskaus e não nos arrependemos. Zé, chegado de Belo Horizonte, trouxe cachaça artesanal de Sete Lagoas e os outros três eramos Maldonado, Humberto e eu, felizes porque redescobrimos o prato que, nos anos setenta, nos fartava. Faltou o chope que Gehardt tirava no velho Ficha.

2 comentários:

Unknown disse...

Graças a você redescobri no Rio de Janeiro o Labskau.
Obrigado, Alexandre Duarte

alexandreduarte@fau.ufrj.br

Unknown disse...

Celso,
como sou preguiçoso, você poderia me informar onde está a receita do Labskaus no seu blog?
Aproveito para informar que quem levou o Labskaus para o "novo"restaurante foi o Cícero, grande garçon que agora trabalha lá.
Só falta agora alquem encontrar a panelinha de frutos do mar, que não existia no tempo de D. Maria, mas que Bernardo pouco fazia.