quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ideias


 Evito falar de política porque tenho opinião ancorada em conceitos com os quais a maioria dos meus poucos amigos está em desacordo. Isto me faz defender teses indefensáveis, respeitar gente execrada pelos bem-pensantes, maldizer a direita e acreditar em teses do humanismo pagão e do iluminismo.

A busca pela verdade tem sido o maior desafio intelectual da humanidade em todos os tempos. Perseguição, morte, desespero têm sido o seu pano de fundo. As religiões não admitem dissensos, as ideologias também não. E o indivíduo, perplexo diante do mistério, abdica da própria identidade.

Mas é difícil evitar o embate das opiniões. As dúvidas são atacadas pelas certezas e a elas são submetidas nas águas em que a verdade assiste a seu próprio naufrágio. Na política, as teorias são desmentidas por sua prática, o que me leva a não morrer pelas minhas ideias, porque posso estar errado.

Um comentário:

Mario Dourado disse...

Celso, brilhante como sempre.