sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Obras-primas


Em 1876, quando Brahms estreou sua Primeira Sinfonia, o mundo musical o saudou como sucessor de Beethoven, que morrera em 1827. Foi um sucesso. O maestro Hans von Bulow, depois de ouvi-la, disse que a primeira sinfonia de Brahms significava a décima de Beethoven.

Quando a Nona e última sinfonia de Beethoven (http://www.youtube.com/watch?v=sE-sS_1JQZI) foi tocada pela primeira vez, em 7 de maio de 1824, em Viena, tornou-se uma sombra a inibir a criatividade de todos os compositores que o sucederam. Nenhum deles tinha coragem de compor uma sinfonia, depois de ouvir aquela obra-prima composta por um genio verdadeiro.

A admiração de Brahms por Beethoven era enorme mas ele ousou compor uma sinfonia. Nos primeiros acordes, dizem os historiadores, ele se dirige a Beethoven para enunciar, musicalmente: “do mais alto monte, do mais profundo vale, eu te saúdo”. Ouça um trecho da obra-prima de Brahms, regida por Otto Klemperer: http://www.youtube.com/watch?v=HkgiwJTXHlE

2 comentários:

Roberto disse...

Celso,

Eu nao sabia que voce gostava tanto assim de musica classica, especialmente de Brahms.

Engracado que eu gosto muito dos romanticos alemaes pos-Beethoven, mas eu nunca digeri bem Brahms. Deste eu gosto muito de seus dois concertos para piano (principalmente o segundo).

Na minha humilde opiniao, quem personifica o romatismo alemao (alias qualquer romantismo) e' Schubert. Esse dai' e' o retrato fiel do heroi romantico, em suas virtudes e melancolia. A musica de camera de Schubert (os trios, quartetos, quintetos, etc.) e' fantastica.

Alem de Schubert temos Robert Schumann. Porem Schumann tende a ser um pouco mais intimista e introrvertido. Ao contrario da maioria, eu prefiro as sinfonias de Schumann `as de Schubert ou Brahms.

Quanto a Beethoven, ele foi o musico mais universal da historia. Ele de fato compos para a humanidade. So' quando ele ficou deprimido nos ultimos anos de sua vida e' que eu sinto que Beethoven estava falando de si. A Nona, acima de qualquer coisa, foi um presente para a humanidade mesmo. Nao adianta se e' no Europa, Brasil, Japao, China ou Africa. Qualquer ser humano e' capaz de perceber que a Nona fala da nossa civilizacao.

Celso Japiassu disse...

Você tem razão, Roberto. A dupla Shumann e Schubert deixou obras extraordinárias e no período romantico eles realmente se destacam. Mas Brahms, além dos concertos para piano, que são maravilhosos, tem suas sinfonias também extraordinárias. A primeira é um monumento a Beethoven.