segunda-feira, 25 de junho de 2012

Religião, pobres e ricos



Das notícias que alimentaram a mídia nestes derradeiros dias, três fatos se destacaram: o Vaticano pressionou e retirou a menção aos direitos da mulher no documento final da Rio+20; a proposta de uma ajuda de US$30 bilhões para defesa do meio ambiente, feita pelos países mais pobres, foi recusada; os países mais ricos aprovaram uma ajuda de US$456 bilhões para a salvação dos bancos.

As contradições morais, humanas e políticas, misturam-se numa melancólica visão do mundo. O Vaticano, palco de tantos escândalos sexuais e financeiros, hesita em reconhecer direitos às mulheres porque teme que entre eles esteja o direito ao aborto. E a diferença entre a reivindicação dos pobres e a satisfação dos ricos encontra-se na distância que separa as cifras -30 e +456.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Marquinhos


De olhos esbugalhados, o queixo prognata apontado para a frente, atravessou o sinal fechado para pedestres com desprezo pelos automóveis. Vestia seu terno branco, limpo, e ao invés do silencioso rádio que sempre carrega junto ao ouvido,  tinha fones pendurados no pescoço, como uma exótica gravata.

Tinha pressa. Está sempre apressado. Faz uns dois meses que eu não o via, imagino que devem tê-lo tirado de circulação para algum tratamento. Eletrochoques, talvez. Costumam fazer isso com os que são diferentes.

Ele passou por duas moças bonitas que iam em sentido contrário e as olhou com o mesmo desprezo que tem pelos automóveis. Depois cruzou comigo, debaixo da chuva. Não me prestou nenhuma atenção e correu para espantar os pombos que fazem ponto na praça da estação do metrô.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A igreja e o botequim


Vizinha do botequim Chega Mais, a Igreja da Multiforme Sabedoria de Deus estampa em sua placa “Cristo é a solução”.  Parece que a solução não veio propriamente de Jesus mas da transformação da igreja numa loja de roupas, sapatos e bijuterias.

Acompanhei o nascimento da Multiforme Sabedoria. Vi o empenho e a luta dos pastores para atrair os fiéis que, no lugar do dízimo, preferem aplicar o dinheiro bebendo no botequim do lado. O bazar, parece, destina-se a fortalecer as finanças combalidas da Igreja. Tenho a impressão de que os pastores se darão melhor na profissão do comércio.

Naquele pedaço de quarteirão da Barata Ribeiro trava-se a infinita luta da condição humana: de um lado, no Chega Mais, a busca de algum prazer e a possibilidade de mudar por algum tempo as aparências do mundo; bem ao lado, a aspiração da imortalidade pela busca de Deus.