terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Montcuq


Montcuq é uma pequena cidade medieval entre Cahors e Lauzerte. Situava-se entre duas antigas muralhas de defesa que hoje estão desaparecidas. Possúi três praças à sombra de plátanos e alguns bistrôs. Do castelo que pertenceu aos condes de Toulouse, restou uma bela torrre de 24 metros de altura.

A grande atração da cidade é a feira dos domingos, quando os produtores da região vão oferecer seus produtos aos clientes que acorrem das cidades vizinhas em busca de trufas, ameixas, pães de especiarias, cerâmica marroquina, azeitonas e comida, muita comida.

O Quercy branco, nome da região onde está Montcuq, é uma terra de moinhos e capelas perdidas dentro dos bosques, legado dos antigos peregrinos que por ali passaram com destino a Santiago de Compostela.

O vinho quente com canela, bebida típica dos meses do inverno, está presente e oferecido pelos feirantes a seus clientes. Um chinês de Hong Kong vende capões assados e diz que trabalha para, um dia, visitar o carnaval do Rio.

3 comentários:

Benjamin Buclet disse...

Ola Grande Celso,
vejo que você vai cada vez mais profundo na cultura francesa!
A respeito de Montcuq, cujo nome, como você com certeza percebeu, evoca o outro Q, terminando com "l" (liretalmente soa como "meu cu"), pode olhar este sketch famoso de um grande ator comico, Daniel Prevost.
http://www.youtube.com/watch?v=iX9SPTSY1iU
Um ano feliz para você e Brigite!
e um grande abraço
Benjamin

Celso Japiassu disse...

Benjamin:

Tive cãimbras de tanto rir com o Daniel Prevost em Moncuq.

Brigitte disse...

Tres drole, Benjamin! Pra vcs também um 2010 muito feliz! Vi fotos de Romeo, que ainda não conhecia. Me conta o truque pra fazer tantos filhotes lindos... Beijo grande na Bonnie!
Brigitte