domingo, 13 de dezembro de 2009

Cantinas


A moda afeta o comportamento, a maneira de vestir, o vocabulário e até o nosso modo de comer. Colocar uma roupa que saiu de moda, um paletó curto ou uma calça de cintura muito baixa, faz-nos parecer aos outros como seres estranhos, perdidos no tempo. Dizer uma expressão que esteve na moda antigamente – do tipo “é uma brasa, mora” – vai nos fazer cair em ridículo profundo.

O cardápio dos restaurantes também sofre a influência da moda. Desde o tempo em que comer fora significava bife com batatas fritas, outros pratos estiveram na órdem do dia, como foi o caso do estrogonofe, do picadinho, do paillard com fettuccine e do steak au poivre. E a moda da nova cozinha francesa ou italiana mudou radicalmente a maneira de comer em restaurantes.

Em tempos passados, estiveram na moda em Copacabana as cantinas italianas com suas toalhas quadriculadas e o cardápio de massas feitas do jeito antigo. Elas foram desaparecendo e poucas resistiram, como é o caso de La Trattoria, na Rua Fernando Mendes. Vale a pena ir lá e comer uma bem feita lasanha à bolonhesa, prato que já esteve na moda e que desapareceu do cardápio nos modernos restaurantes italianos.

3 comentários:

Roberto disse...

Eu tava um dia pensando exatamente nisso, Celso. Tinha a Lagosta `a Thermidor, por exemplo, que era o maximo do maximo. Todo mundo tinha isso.

Eu achei este website http://www.foodtimeline.org/fooddecades.html que fala um pouco disso.

heliojesuino disse...

Olá Celso

E aquele nosso chope no Bar Brasil, vamos marcar?
Ou, quem sabe, aí mesmo por Copacabana.

A bola tá contigo...

abraços

Anônimo disse...

E as leiterias, Celso? Quantas ainda sobrevivem? A Leiteria Bol, por exemplo, foi um marco na minha infância.