A mídia se vê onipotente, capaz de conduzir as multidões
para o destino que ela apontar. Não se
vê como um serviço que distribui um produto necessário, a informação. E
como qualquer outro produto, a informação é mais ou menos desejada dependendo
da maior ou menor qualidade que possúi e oferece ao seu consumidor.
Quando procura levar o público a adotar sua opinião e agir
ou pensar de acordo com seus objetivos políticos ou comerciais, a mídia tem fracassado.
Pois o consumidor da informação procura – quase sempre - pensar com a própria
cabeça.
A campanha contra a criação da Petrobras, derrotada em
meados do século passado pela opinião pública que procurou conduzir, é sempre
citada como uma histórica derrota da mídia. Existem outras, como a posição
inicialmente adotada em relação às atuais manifestações de rua. Inicialmente
agressiva e contrária, a mídia acabou amedrontada e aderiu. E agora pretende
dirigir as reivindicações.
A mídia só influencia aqueles que pensam como ela.
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